RHF Talentos

Domine sua próxima entrevista: 5 dicas profissionais de especialistas em RH

Estar preparado para o processo seletivo é uma das principais formas de conquistar o emprego que você busca. Em um cenário altamente competitivo e em constante mudança como o atual, estudar as melhores maneiras de impressionar os recrutadores pode garantir uma vantagem no mercado de trabalho.

Mas o que dizem os especialistas de Recursos Humanos neste momento? Quais atenções devemos ter quanto ao comportamento, oratória e apresentação? Separamos as principais dicas destes profissionais. Siga a leitura para aprender como ter sucesso na próxima entrevista.

5 dicas profissionais de especialistas em RH

Veja aqui as principais dicas dos especialistas para ter sucesso em sua oportunidade de emprego:

1- Pesquise sobre a empresa e o cargo

Antes da sua entrevista, é fundamental que você conheça e revise as informações sobre a vaga e a companhia que o selecionou. Às vezes, aqueles que se candidatam diariamente para várias oportunidades e são chamados para as próximas etapas podem confundir os requisitos do cargo ou os valores da empresa.

Ter uma planilha com essas informações reunidas ajuda na organização pessoal. Separar um tempo para revisá-las ajudará a responder perguntas como: “Por que você quer trabalhar conosco?”

A dica é evitar respostas genéricas ou relacionadas apenas aos benefícios. Pesquise o nome da organização no Google, visite seu site oficial e procure por seções como: “Quem somos”, “Valores”, “Visão”, “Nossa cultura” ou termos semelhantes. Além de demonstrar seu interesse, essa prática mostra que você está alinhado com a ideia de futuro da instituição.

2- Estude o que vai falar sobre você

Mesmo que seu currículo e portfólio estejam bem alinhados e completos, em todas as entrevistas será solicitado que você compartilhe sua jornada, experiências e habilidades. Praticar essas respostas é essencial para que os recrutadores compreendam seu valor.

Para uma vaga sênior, destaque sua trajetória profissional, metas alcançadas e seu papel de destaque em experiências anteriores. Se for uma oportunidade para iniciante, foque em sua história de vida e experiências voluntárias nas quais participou.

Seja honesto ao falar sobre suas qualidades e defeitos, explicando o que está fazendo para melhorar. Pense bem em seus pontos fortes e fracos, pois o recrutador pode solicitar exemplos nos quais eles se aplicam e como você lida com essas situações.

3- Demonstre confiança, postura e use vestimentas adequadas

Independentemente se a entrevista for presencial ou por videoconferência, ter postura, manter o contato visual e garantir atenção às expressões faciais é importante para chamar a atenção do recrutador. Uma linguagem corporal aberta e receptiva é um ponto positivo durante a entrevista.

Cuide do seu marketing pessoal escolhendo uma vestimenta adequada. Nem sempre será necessário usar roupas sociais, por isso, pesquise no site e nas redes sociais da organização para ver se há fotos dos funcionários em atividades ou conteúdos relacionados ao tema, e assim entender qual é a recomendação sugerida para que você use algo semelhante no dia.

4- Ouça com atenção e tenha respostas preparadas

Ser autêntico no discurso é fundamental para garantir que você consiga responder às perguntas de maneira clara e objetiva. Revise a sua trajetória e conte sua história de forma envolvente.

Escute atentamente o que o recrutador fala e tenha paciência ao responder. Quando questionado sobre dúvidas que tenha, pense em algo que não tenha ficado claro durante sua pesquisa sobre a empresa ou o cargo. Lembre-se de elaborar perguntas específicas e não apenas algo vago.

5- Gerencie seu nervosismo

Ter uma estratégia para manter a calma facilita no momento da entrevista torna tudo mais tranquilo. Uma sugestão é praticar técnicas de respiração e relaxamento antes do início. Mesmo que você se sinta preparado, tomar um pouco de água e estabilizar o corpo também é uma ação importante. Lembre-se de que a preparação e a prática são fundamentais para o sucesso. 

Gostou deste artigo?

Com as dicas profissionais compartilhadas neste artigo, você estará melhor preparado para dominar sua próxima entrevista de emprego. Esteja confiante, seja autêntico e demonstre seu potencial aos entrevistadores. Boa sorte

Confira mais dicas como essas com a RHF

Siga a RHF nas redes sociais para acompanhar mais informações úteis como estas. Nossos 15 anos de existência e onboard com mais de 25 anos de experiência no mercado de RH nos transformam em uma consultoria moderna de Recursos Humanos. 

Quer saber mais sobre como podemos ajudar você? Entre em contato conosco.

Deixe um comentário