RHF Talentos

Recrutamento e seleção: saiba como abordar candidatos no LinkedIn

Com mais de 800 milhões de membros, o LinkedIn se consolidou como uma plataforma indispensável para empresas que buscam talentos e pessoas que procuram novas oportunidades profissionais.   

Essa rede social focada em negócios possui recursos que conectam recrutadores e candidatos o tempo todo, de qualquer lugar do mundo.

No artigo de hoje, você vai conhecer a importância dessa ferramenta para a seleção assertiva de candidatos e descobrir as melhores estratégias de recrutamento. Boa leitura! 

Por que o LinkedIn é importante?

O contexto profissional atual exige dinamismo tanto na oferta, quanto na pesquisa por emprego. A maior fonte de conexões entre colegas de profissão, empresas, líderes de setores e clientes em potencial é o LinkedIn. 

Para os recrutadores, a plataforma oferece soluções avançadas para identificar, atrair e contratar talentos qualificados. As ferramentas podem agilizar as etapas de recrutamento, ampliar alcance das buscas e auxiliar na tomada de decisões. 

Qual é a melhor forma de abordar candidatos?

Para se destacar em meio à concorrência e atrair a atenção dos talentos certos, é preciso mais do que interações genéricas. 

Adotar estratégias cuidadosas e transparentes estimula a construção de uma relação positiva logo no primeiro contato. Veja alguns métodos que auxiliam nesse processo:

  • Envie mensagens personalizadas 

Comunique-se de forma autêntica e genuína para mostrar que você não está apenas procurando preencher uma vaga, mas sim encontrar alguém que realmente se encaixe na cultura e nos objetivos da organização.

  • Convide-o para se conectar 

A troca de informações durante a seleção transmite credibilidade e confiança. Os candidatos são mais propensos a responder positivamente a uma mensagem de alguém que compartilha conexões em comum do que a um completo estranho.

  • Oriente o candidato sobre os próximos passos

Explique as etapas seletivas de forma clara, seja sincera e cordial o tempo todo, informando datas de atualizações desde a revisão inicial do currículo até as entrevistas subsequentes e possíveis avaliações técnicas ou comportamentais.

Ferramentas de LinkedIn para recrutadores

Alguns recursos que permitem encontrar candidatos com as habilidades e experiências desejadas, além de facilitar o processo de comunicação e entrevista:

  • Recruiter: acesse uma vasta base de dados de talentos, salve perfis interessantes, envie mensagens e acompanhe o progresso do recrutamento.
  • Jobs: publique e promova vagas para alcançar um público mais amplo. Os filtros avançados segmentam candidatos com base em critérios específicos. 
  • Talent Insights: analise tendências de contratação, demanda por habilidades, movimentações de talentos para tomar decisões estratégicas.
  • LinkedIn Recruiter System Connect (RSC): utilize a transferência de dados entre esta plataforma e a Recruiter para gerenciar todo o processo de recrutamento em um único local.
  • LinkedIn Learning: acesse cursos sobre recrutamento, seleção, entrevista, diversidade e inclusão, entre outros temas relevantes para se manter atualizado e preparado.
  • LinkedIn Talent Hub: as funcionalidades do LinkedIn Recruiter e do LinkedIn Jobs em uma única interface fornecem recursos de recrutamento, como gerenciamento de vagas, triagem de candidatos, colaboração de equipe e análises de recrutamento.

Aprimore o seu processo de recrutamento

Entre em contato conosco pelo WhatsApp e saiba como podemos ajudar você a encontrar e reter talentos da melhor forma!

Deixe um comentário