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Indicadores de melhorias na equipe: quais são os melhores?

Todo gestor e toda empresa deseja trabalhar com equipes auto suficientes e que apresentam crescimentos constantes. No entanto, essa jornada evolutiva não é possível sem esforço e estratégia — e, se esse é um desafio que você enfrenta como empreendedor, já deve estar consciente dessa realidade.

Uma das principais dúvidas é sobre como mensurar o desempenho dos colaboradores e utilizar esses dados para implementar medidas de melhorias na rotina. Se identifica? Então, siga na leitura para conhecer os principais indicadores corporativos.

1 – Média de atendimento por equipe

Para começar, temos a quantidade média de atendimentos que a equipe realiza dentro de determinado período de tempo. Para levantar o dado, você pode se basear no número de ordens de serviço dentro da margem selecionada. 

Caso existam metas no time, a informação vai servir para verificar se elas estão sendo cumpridas, ou se há colaboradores de destaque. 

2 – Tempo médio de trabalho

Considerando o mesmo espaço de tempo definido para o indicador anterior, a ideia é compreender quantas horas são necessárias para finalizar uma tarefa. Com o passar dos meses, os gráficos de análise desses indicadores serão cada vez mais úteis, pois apontarão para as médias das equipes e das atividades rotineiras.

3 – Rotatividade da equipe

Esse indicador, por sua vez, mede a frequência com que os membros da equipe entram e saem da empresa durante um determinado período de tempo. 

Uma alta rotatividade, por exemplo, pode indicar problemas como falta de engajamento, insatisfação no trabalho ou deficiências na gestão de talentos. Por outro lado, a baixa rotatividade sugere estabilidade e satisfação.

Quando alta, uma alternativa para resolver o problema é realizar pesquisas de clima, a fim de compreender quais os pontos de melhoria da empresa que estão afastando os talentos do time.

4 – Índice de engajamento

Nesse caso, temos em mãos uma ferramenta poderosa para medir o grau de envolvimento e comprometimento dos membros da equipe com as tarefas e com os objetivos organizacionais. 

Também pode ser avaliado por meio de pesquisas de clima organizacional, além de feedbacks diretos dos colaboradores e observação do comportamento no ambiente de trabalho. Lembre-se: um alto nível de engajamento está relacionado à maior produtividade, criatividade e satisfação no trabalho.

5 – Taxa de aprendizado e desenvolvimento

Por fim, uma forma de avaliar a capacidade da equipe em adquirir novos conhecimentos, habilidades e competências ao longo do tempo. Feedbacks individuais e coletivos também cabem aqui, enquanto a participação em treinamentos e workshops, e o acompanhamento do progresso individual e do grupo são outras maneiras eficazes de fazer essa mensuração. 

Após aplicar os indicadores, o que fazer?

Ao implementar essas ferramentas de avaliação do desempenho da equipe, você certamente encontrará alguns pontos de melhoria na rotina. Com as informações em mãos, é hora de agir:

1 – Estabeleça metas claras e alcançáveis, garantindo que todos na equipe compreendam os seus objetivos e saibam exatamente o que fazer para alcançá-las;

2 – Promova uma cultura de comunicação aberta e transparente, incentivando o compartilhamento de ideias, os feedbacks construtivos e a solução de problemas em equipe;

3 – Ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional, como treinamentos, workshops e programas de mentoria, para incentivar o aprendizado contínuo e o crescimento pessoal;

4 – Reconheça e celebre as conquistas individuais e coletivas da equipe, demonstrando que os superiores e a gerência apreciam e valorizam de verdade o trabalho bem feito, e que este tem consequências positivas para os colaboradores também;

5 – Utilize tecnologias e ferramentas adequadas para automatizar processos, simplificar tarefas e aumentar a eficiência operacional como um todo;

6 – Realize avaliações periódicas de desempenho e feedbacks individuais, fornecendo orientações claras sobre áreas de melhoria, reconhecendo pontos fortes e analisando de perto os resultados das ações previamente implementadas.

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