RHF Talentos

Como conduzir uma entrevista de emprego de forma assertiva?

Em um mundo corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo, escolher de forma assertiva os candidatos que vão ocupar determinadas posições é fundamental para o sucesso da empresa. 

Neste cenário, o RH desempenha um papel essencial, devendo agir como a ponte que conecta as habilidades e experiências do candidato e as necessidades específicas da organização.

Sendo assim, é preciso saber como conduzir as entrevistas de emprego não apenas para avaliar as capacidades técnicas, mas também para identificar traços de personalidade, cultura e compatibilidade com o restante da equipe. 

Se você deseja saber mais sobre esse assunto, continue a leitura e vem com a gente conferir 6 dicas para ajudar nesse processo!

  1. Preparação pré-entrevista

Antecipar-se é uma excelente maneira de garantir que a entrevista seja bem-sucedida. Além da análise do currículo, o RH pode também fazer o uso inteligente dos recursos online para obter mais informações sobre o histórico profissional e as atividades dos candidatos, obtendo uma visão mais holística durante o processo. 

Outro fator importante é que todos os entrevistadores devem saber claramente quais são os requisitos e necessidades da vaga para alinhar expectativas e garantir uma avaliação consistente.

  1. Estabelecendo um ambiente confortável

Independentemente da conversa ser online ou presencial, é preciso assegurar que o candidato sinta-se bem para oferecer respostas genuínas e relevantes.

Comece cumprimentando o profissional com um sorriso e estabelecendo contato visual. Em seguida, inicie a conversa com uma questão leve ou um comentário positivo sobre algo que observou no perfil da pessoa. Isso pode ser um elogio sobre alguma experiência específica ou um interesse mencionado no currículo.

  1. Técnicas de entrevista

É por meio das perguntas certas que você poderá entender melhor sobre as experiências e habilidades do candidato. Para isso, elas podem ser abertas, onde ele pode se expressar livremente, ou fechadas, direcionando respostas específicas para validar informações.

Uma outra técnica que vale destacar é a STAR, que se baseia em 4 pilares (Situação, Tarefa, Ação e Resultado). É usada para avaliar como o candidato se comportou diante de uma determinada situação ou desafio de sua vida profissional, fornecendo insights sobre suas habilidades práticas.

A escuta ativa também é importante para entender completamente as respostas, demonstrando interesse genuíno e aumentando a qualidade da interação.

  1. Avaliação de competências

Durante a entrevista, é indispensável analisar as respostas e os comportamentos do candidato para concluir se ele pode ser a peça que falta na empresa.

Para isso, foque nas competências principais do cargo e busque entender qual é o seu nível de conhecimento teórico e prático. Pergunte sobre momentos ou projetos onde precisou utilizar essas habilidades e como conseguir obter resultados positivos.

  1. Evitando vieses na entrevista

Cada pessoa é única e possui características que a diferenciam das demais. No entanto, é fundamental não deixar a sua visão de mundo, opiniões e preconceitos interferirem no processo seletivo e influenciarem negativamente na avaliação do candidato.

A melhor maneira de evitar isso é adotando entrevistas estruturadas e padronizadas, com um roteiro consistente que torna o processo mais justo e equitativo para todos.

  1. Pós-entrevista

Antes de encerrar a conversa, ofereça ao candidato a oportunidade de fazer perguntas e falar sobre questões que não foram levantadas por você, demonstrando consideração e interesse mútuo.

É importante ser transparente e comunicar claramente quais serão os próximos passos, se haverão novas etapas e qual a previsão de tudo isso. Depois, avalie a performance dos candidatos após as entrevistas e ofereça feedbacks construtivos aos participantes, contribuindo tanto para a formação deles, quanto para as práticas de seleção futuras.

Conte com a RHF nesse processo

A expertise do RH na hora de conduzir as entrevistas é essencial para o sucesso do recrutamento. Por meio de técnicas e estratégias eficazes, é possível identificar os talentos certos para o time e reforçar a reputação da organização enquanto empregadora comprometida com práticas justas e transparentes de seleção.

Na RHF Talentos, você conta com uma empresa que possui mais de 15 anos e está presente em todas as regiões do país, oferecendo diversos serviços, negócios e oportunidades em recursos humanos. Entre em contato e saiba mais!